24 de Maio não é apenas mais um feriado público na Bulgária - é um símbolo de dignidade, tradição e espiritualidade. É o dia dos santos Cirilo e Metódio. Os irmãos nasceram no século IX, em Tessalónica (Grécia), sendo a mãe búlgara e o pai grego.
Os irmãos foram os grandes responsáveis pela expansão do cristianismo ortodoxo entre os eslavos do Leste Europeu no século IX. Uma das realizações mais importantes de São Cirilo foi a elaboração de um alfabeto adaptado às línguas eslavas, conhecido posteriormente como alfabeto cirílico. Ele e seu irmão Metódio foram importantes durante as disputas ideológicas e tensões entre Gregos Bizantinos e o Sacro Império Romano-Germânico. Empenharam-se no ensino do cristianismo nas línguas eslavas, contrariando a posição de Roma e Constantinopla de leccionar os ensinamentos cristãos em grego, latim ou hebraico.
O alfabeto continha inicialmente 43 letras, derivadas de letras e combinações de letras gregas e hebraicas. Posteriormente sofreu modificações, quase sempre com exclusão de letras supérfluas. Actualmente o russo moderno conta com 32 letras, tendo sido feitas adaptações, eventualmente com o acréscimo de letras especiais, para línguas não-eslavas, faladas em regiões da antiga União Soviética. O búlgaro e o sérvio têm 30 letras e o ucraniano, 33. O cirílico é um alfabeto com letras maiúsculas e minúsculas (ex. A e а, ou Я e я).
Com a entrada da Bulgária na União Europeia, em 1.º de Janeiro de 2007, o cirílico tornou-se o terceiro alfabeto oficial da União.
Esta importante data – 24 de Maio – é celebrada todos os anos em frente do monumento de Cirilo e Metódio, onde fica a biblioteca nacional.
Neste dia os alunos de 12º ano concluem o estudo, dando inicio a preparação para os exames de ingresso às universidades. Para despedida da escola é organizado o baile ‘abiturenski bal’, que marca o início da ‘liberdade’. Era isso que pensávamos há muitos anos atrás…
O dia era celebrado com manifestação ao som desta canção - hino do alfabeto búlgaro.
Sem comentários:
Enviar um comentário