domingo, 19 de fevereiro de 2012

19 de Fevereiro

Hoje foi comemorado o dia de Vasil Levski, teórico e revolucionário búlgaro, organizador da revolução nacional, fundador da organização revolucionária interna (VMRO), herói nacional. É conhecido como os doze apóstolos da liberdade, devido a organização e o desenvolvimento da estratégia para libertação do Otomano yoke. Ele viajou pelo país durante quatro anos, criando secretos comités regionais com o objectivo de preparar a revolta nacional.
O seu sonho era ‘Pura e Santa República, em que todos têm direitos iguais, independentemente de sua afiliação étnica e religiosa’. A organização revolucionária interna criada por ele foi a base da revolta de Abril de 1876. Esta revolta e a Guerra Russo-Turca que se seguiu levaram ao restabelecimento do estado búlgaro independente.



Nasceu em 18 de Julho 1867 em Karlovo. Em 27 de Dezembro de 1872, foi capturado pela polícia turca perto do Kukrinskoto hanče e levado para Sofia a responder em processo no tribunal, condenado a morte. A sentença foi executada em 19 de Fevereiro 1973,  no mesmo sitio onde, hoje, está o monumento.


Sem comentários:

Enviar um comentário