Este fim-de-semana vi o filme Phantom of the Paradise, recomendado por um amigo, que eu desconhecia.
Depois tive a curiosidade de ‘cuscar’ o que é existe na internet, escrito sobre este filme, do lado do sol posto… E descobri alguns comentários, parte dos quais deixou aqui traduzidos.
… Outra grande influência é um culto, na versão vanguarda de Brian De Palma - Phantom of the Paradise (1974). O filme é uma ópera rock ‘estranho,’ onde o protagonista é tratado como um freak, manipulado, sujeito à extorsão, mesmo batido… Mas mesmo com todas essas experiências, ninguém pode tirar-lhe a única coisa que é o amor pela mulher. O director De Palma filmou esta história, que é uma mistura de parcelas do livro Le francês Fantome De ópera, O Corcunda de Notre Dame e o poema Fausto. Por detrás dum aparente cenário épico-emocional do filme, encontra-se um ponto de vista filosófico do director. Essa é uma das razões porque o filme não ganha o Oscar, apesar de ter sido nomeado por duas vezes, mas consegue conquistar inúmeros prémios nos festivais de cinema europeu.
Inspirado pelo Fantasma da Opera Тhe, o filme conta a trágica história de um compositor que se torna ocupante do clube de rock. Vários factores sugerem que o filme é De Palma - violência do palco, split-screen e voyeurismo…
É filme musical, com algumas cenas mais chocantes, mas que vale a pena ver e ouvir…
Just to taste…
Sem comentários:
Enviar um comentário