As famílias reúnem-se a noite ao redor de uma farta mesa com diversos pratos, vegaterianos, onde estão incluidos trigo cozido, fejão cozido, couve recheada com arroz, maça e ameixas cozidas, mistura feita de alho, nozes e mel, frutos guardados do verão, vinho e aguardente – tudo o que foi produzido ao longo do ano.
Em alguns lugares na Bulgária ocidental, Teteven, Plovdiv e na parte de Macedonia é preparado pão fresco no qual fica escondida uma moeda. Na mesa no Natal é espalhada palha e colocados vários objectos - arado de cinto, luva cheia de cereais, prato com areia, saquinho com dinheiro e grãos de cereais e amarrado com um fio vermelho. O mais antigo homem ou mulher acende incenso, primeiro na sala e depois passa por todos os espaços da casa e quintal. Segundo a tradição popular de incenso afasta as forças do mal. Todos os presentes ficam sentados a volta da mesa, mas deixando um lugar vazio para os mortos.
O jantar começa com o pão, que tem forma redonda e está decorado com cruz, sol ou flores e passaros. Quem ficar com a moeda terá muita sorte durante o próximo ano. O primeiro pedaço do pão é para a Nossa Senhora e para a casa. As solteiras devem guardar um pouco do pão debaixo de almofada e se sonharem com alguem, este será o seu futuro marido.
Seguem o trigo cozido, a sopa de feijão, pimentos recheados com arroz, a couve e frutos secos cozidos. Os presentes devem provar de todas as iguarias que estão na mesa.
Da ceia de Natal guardam-se as nozes, o trigo cru e a vela, que deve ser usada nas noites seguintes. Todos devem levantar-se da mesa ao mesmo tempo para que o próximo ano seja rico em colheita. Depois de meia noite começam os ‘koledari’, que vão de casa em casa até a madrugada. ‘Koledari’ são grupos de pessoas que cantam canções, desejando felicidade às familias e prosperidade. Em cada casa são lhes oferecidos pão, dinheiro, vinho, fejão, etc. O ritual acaba só de manhã.
Sem comentários:
Enviar um comentário