Hoje os búlgaros celebram Yordanov den - dia do nome de todos chamados Yordan(ka) - o Rio Sagrado da Jordânia, Yonko(a), Daniel(a), Bogdan(a) e Bozhidar(a), significa "Presente do Deus", Bogolyub(a) ou Bogomil(a), que significa "Caro para Deus".
Esta é uma das festas populares de Cristianismo Ortodoxo, também conhecida como Bogoyavlenie, Voditsi, Vodokrushti, que celebra a consagração da Santa Cruz e está associada com a convicção de que, durante a noite antes da festa, o céu abre, e quem fazer um desejo nesse momento, este ira realizar-se durante o ano.
De acordo com o calendário ortodoxo oriental o dia de Yordanovden/Epifania marca o baptismo de Jesus Cristo por João Batista na água do Rio Jordão. No momento do baptismo, o céu abriu e o Espírito Santo desceu até Cristo sob a forma de uma pomba. Daí o nome da festa, o Bogoyavlenie (que significa aparência do Senhor). Jesus Cristo mergulhou três vezes nas águas do Rio Jordão e passou por ele. Esse acto simboliza o mistério de morte e a ressurreição do Homem.
Os principais rituais no Yordanovden/Epifania dia estão relacionados com a crença no poder saudável da água. Naquele dia, durante a missa, a cruz é benzida. Depois disso, o Padre lança a cruz no rio e em conformidade com as tradições os homens entram nas águas geladas para tirar a cruz. Quem a encontrar, segundo a tradição, será feliz e saudável durante o ano. A tradição exige que o mais jovem de todos devolve a cruz para o sacerdote. Se a cruz lançada ao rio congelar, significa que a colheita do ano será abundante e boa. São realizados vários rituais com água benzida.
Sem comentários:
Enviar um comentário