quinta-feira, 4 de março de 2010

Ontem, 3 de Março, foi feriado na Bulgária!

Neste dia há 132 Anos foi assinado o Tratado de paz de San Stefano (hoje Yeshilkyoy bairro, localizado a 10 km. do centro histórico de Istambul) entre Rússia e o Império Otomano, que terminou com a Guerra Russo-Turca (1877-1878), garantindo a libertação da ocupação turca que durou quase cinco séculos.

O Tratado estabeleceu uma Bulgária autónoma com um governo cristão e com o direito de ter um exército. As fronteiras definitivas do principado são determinadas pelo russo-turco comissão conjunta, que incluía o território era habitado por búlgaros – os territórios de Mar Negro para Lago Ohrid e Danúbio para Mar Egeu.

As negociações e as decisões do Tratado de San Stefano agravaram as relações entre a Rússia e os outros “Grandes Potências” (Reino Unido, Império Austro-Hungaro, Alemanha e França). Devido à ameaça de guerra com o Reino Unido e a Áustria-Hungria, a Rússia é forçada a fazer algumas concessões para o lado turco.
Preocupados com a influência russa na Península Balcânica as “Grandes Potências” conseguem um acordo e em Julho 1878 é assinado o Tratado de Berlim.
A decisão é dividir a Bulgária em - Principado da Bulgária (independente), outra parte como país com um nome fictício do Leste Rumélia (Trácia), que fica como estado autónomo dentro dos limites do Império turco e Macedônia, devolvida na entrega ao Sultão.


O Tratado de Berlim tornou-se a base para a situação internacional Balcãs ao longo dos próximos três décadas. Algumas de suas cláusulas foram alteradas com a unificação de Eastern Rumélia com Principado da Bulgária em 1885. A reunificação da Bulgária acontece em 1908, ano em que a Bulgária declara sua independência, incluindo parte da Macedónia nas suas fronteiras.

Sem comentários:

Enviar um comentário