domingo, 31 de outubro de 2010

Domingo...

… com tempo pouco convidativo para passeios e saídas.
O livro que estou a ler não prende a atenção ‘Morte em Viena’… fui influenciada na sua compra pelo facto de ter estado lá recentemente. Assim a escolha recai em espreitar na net… um mundo cada vez mas confuso, mas aliciante, onde até consegui encontrar coisas que nem imaginava… fotos antigos da cidade onde nasci.
O Liceu

O centro comunitário (chama-se chitalischte) e o mesmo tempo monumento das vítimas das guerras Balcãs. Inclui a biblioteca da cidade, onde ia várias vezes buscar livros…
Uma escultura cujo símbolo nunca percebi… mas lembro-me quando foi inaugurado algures nos anos 60…

Essa foto deve ser dos anos 60-70, tirada do lado do ‘Rido’, a pequena montanha encostada a cidade

Lembro-me vagamente desta rua assim… Os prédios, do lado direito, eram do meu bisavô (antes de serem confiscados pelo estado), foram destruídos no final dos anos 60. Havia uma pastelaria, que eu adorava em criança – achava linda…

A rua que passava todos os dias ao ir para escola… Do lado direito o está o edifício do banco nacional, que hoje é uma ruína, e do lado esquerdo era a casa de minha tia-avó (destruída nos anos 80)

A praça central da cidade, assim como me lembro, antes de últimas remodelações nos anos 90. Era o espaço de encontros – por tradição, depois do jantar, as pessoas saiam para o seu passeio, novos e velhos, em pares ou sozinhos. Importante era encontrarem-se, encontrar amigos, conversar…
Ao fundo o cinema ‘Rila’, um dos sítios privilegiados por mim, enquanto vivi nesta cidade… algumas recordações mais … diria ‘funny’…

Sem comentários:

Enviar um comentário