quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Hoje, com algum tempinho...

… posso contar das minhas mini férias do último fim-de-semana.

Desconhecia o destino escolhido, mesmo que tenha sido vizinho durante algum tempo da minha vida, Istambul, e não foi por curiosidade, confesso. Foi porque tinha prometido…
É verdade que tinha uma ideia pré-concebida, seria plano, alguns turistas tendo em conta a época, frio e cheio de história…
Em parte fiquei desiludida… por outro lado gostei, mais pelo facto de ter-me afastado por algum tempo do trabalho que ultimamente tem sido chato e as vezes penoso…

Do lado asiático

Um aglomerado de prédios
O lado europeu...

Fui os dois bazares – grand bazar e spice bazar (egyption)… é engraçado para quem desconheça mercados… mesmo que mais pequenos ou maiores como o da Marraquexe… gosto de ver, mas não tenho qualquer paciência para discutir e negociar preço, uma vez que nada do exposto tem preço associado… e então é na base de regatear… Tive a sensação em alguns momentos que tudo isso é um belo fred… tudo faz parte do espectáculo que foi criado para os turistas… e até para eles próprios, uma diversão quem poderá mentir mais e melhor…
Em miúda achava piada na história do Ali Baba 
Grand Bazar...

Gammon para todos os gostos

Negociar... 
Dizem que se chama queijo feta...

Jogos em edição moderna...

Para todos os gostos...
Não fiquei apaixonada pela cidade… muito provavelmente porque olhando para todos os monumentos, pela apresentação da riqueza dos antepassados e os triunfos, lembrava-me a história triste do meu povo… a miséria, o sofrimento, a dor, a injustiça, a luta e derrota, os sacrifícios, e a desonra…
Um dos reis búlgaros viveu 2 anos, durante a sua juventude, aqui como prisioneiro e tento, anos mais tarde, conquistar a cidade… será que passou aqui?

O muro do palácio Topakapi

Casas da classe alta do secúlo XIX

Entrada para Topakapi - o palacio dos sultans

Interior do palácio...

Bem explicadinho...

Parte do harem onde viviam as 'escolhidas'...

Interior do harem

O último palácio dos sultans

Castelo de Bósforo

Parte europeia da ponte sobre Bósforo....

... a ponta da Ásia...

Interior da mesquita azul
Interior da Aya Sofia

Mercado da rua...

... e o café turco sempre presente... as vezes muito doce...

... junto com a baklava...

... e halva... outra delícia turca...



Sem comentários:

Enviar um comentário