domingo, 10 de junho de 2012

No dia de Camões

... a entrevista dum português na Bulgária

Q: Quem é você? O que faz na Bulgária?
R: Olá, o meu nome é Tiago, 28 anos e sou de Portugal. Formei-me "Design Komuninatsionen" na Universidade de Arte e Design em Matosinhos, Portugal,  e estou participar no programa chamado "Leonardo da Vinchi" - um programa de formação profissional na minha área, que me trouxe aqui, em Sofia. Estou trabalhar como designer na Creative Studio Ralev.com

Q: Quanto tempo está na Bulgária?
A: Estou aqui há 1 mês. Durante esse tempo tive a oportunidade de visitar Plovdiv, uma cidade grande (eu consegui ver melhor a parte antiga da cidade) e, claro, Sofia, cujo centro descobri através Livre Sofia de turismo , e aprendi muito sobre a cidade e sua história.

Plovdiv - Old town
Sofia

Q: Pode contar 5 coisas que você gosta na Bulgária?
R: A minha primeira impressão quando cheguei foi "oh ... lugar tão diferente do que eu esperava", mas depois de algum tempo percebi que não era muito diferente da minha cidade.
Sim, certamente, as pessoas aqui têm cultura e hábitos diferentes ...  mas ao mesmo tempo  são bastante semelhantes  ao Porto.

Assim, as 5 coisas que eu gosto aqui ... Então, começo com as mulheres, a maioria delas são muito bonitas ... e muito bem  vestidas. A outra coisa que eu gosto aqui são os parques - há muitas grandes áreas verdes no centro da cidade. O fato de que há montanha tão perto (Vitosha) ... é muito bom.

Sofia vista de Vitosha

A maneira como  a natureza é preservada e o valor atribuído à cultura búlgara é muito possitivo. Há sempre algo para fazer ... para ver ... o que é muito bom. E por último, mas não menos importante - apreciar o fato de que a Bulgária está perto de outros países e culturas interessantes que podem ser istos.
Q: E quais são as 5 coisas que não gosta na Bulgária?

R: Primeiro, o que não gosto é que aqui as mulheres são cumprimentadas com aperto de mão (para nós é com um beijo).
A segunda coisa - acenar com a cabeça, quando você quer dizer "não" e "sim" ... É muito confuso às vezes.
O terceiro - as estradas estão em muito mal estado ... muito, com muitos buracos. Requere uma atenção especial ao caminhar pela rua. Em quarto lugar  - o transito e motoristas malucos. E finalmente - a falta de luz nas ruas. Muitos lugares não são iluminados e andanar aqui pode ser muito perigoso.

Q: Qual é a maior diferença entre Portugal e Bulgária?
A: Para mim a grande diferença é a distância do oceano ... Principalmente aqui em Sofia - muito longe do mar e da praia. Mas há outras coisas – especialmente a comida. Em Portugal, comemos muito peixe, peixe fresco .. aqui é difícil encontrar peixe fresco.  Sinto a falta…

Sem comentários:

Enviar um comentário