domingo, 6 de maio de 2012

Alguns votam...


... e outros festejam...
Hoje é celebrada a festa de São Jorge Dia e da bravura do exército búlgaro.
São Jorge - o padroeiro dos pastores e rebanhos e é um dos santos mais venerados e está entre os feriados mais notáveis. Segundo a lenda, ele era um soldado romano, um cristão. Nascido na Capadócia (atual Turquia), numa família cristã. Seu pai serviu como oficial do exército romano, e a sua mãe era de Lida, na Palestina, onde voltou como uma viúva com seu filho.
O jovem Jorge seguiu o caminho de seu pai e entrou ao serviço no exército, onde ele aparece como um bom soldado e rapidamente subiu na hierarquia militar. Naquela época, deslocado para Nicomedia, servir como guarda pessoal de Diocleciano, revoltou-se contra a perseguição sistemática aos cristãos em todo o império. O imperador Diocleciano enfurecido ordenou a sua tortura e execução como traidor. O corpo de São Jorge foi enterrado em Lida.
O dia de São Jorge, junto com a Páscoa, é considerado um dos maiores festivais de primavera, mas ao contrário de Páscoa, sempre com tempo bom. Na mesa além de cordeiro assado deve ter cebola e alho, alface, frango, pão e vinho.
Na minha mesa hoje...

faltou o pão...

Depois do almoço as pessoas vão jogar e os mais novos baloiçarem. As meninas e mulheres jovens que não tiverem baloiço não vão ter sorte durante o ano…
Celebrem neste dia tudos que tem o nome - Georgi, Gergana Gergana, Gero, Gyurga, Gueto, Getso, Götze, Guga e todos são bem-vindos em suas casas.

O 6 de Maio, em 1993, foi declarado Dia de bravura e Dia do Exército Búlgaro, mas esta data era celebrada assim muito antes. Dai as paradas militares neste dia…

Sem comentários:

Enviar um comentário