quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

A 3ª festa no último domingo...

...foi Sirni Zagovesni, que acho não ter tradução e português
È uma celebração que marca o início do período do mais longo jejum durante o ano. Começa sete semanas antes Páscoa. No domingo a mesa está coberta de pastelaria tradicionalmente preparada com queijo, ovos cozidos, halva branco com nozes.


Na noite de festa na casa dos pais juntam-se as famílias dos seus filhos, filhas e netos. Alegria e emoção aumenta durante o jantar, quando chega a hora o costume “Hamkane”. Na ponta dum fio suspenso no tecto está amarrado um ovo cozido descascado ou queijo, ou um pedaço de carvão ou halva. O fio é balançado em círculo ao redor da mesa e normalmente são as crianças que tentam capturar com boca o objecto suspenso.

Quando a brincadeira acabar e o fio e cortado em pedaços para cada um dos presentes, e é queimado. Com a queima do fio advinha-se o futuro de cada um – saúde, longa vida ou morte ou casamento.

Nesta festa todos os presentes pedem ‘perdão’. Uma tradição onde os mais novos beijam a mão dos mais velhos (filhos para os pais, casais aos padrinhos, com as palavras ‘Perdoe-me’ e a resposta sempre é ‘Só o Senhor pode perdoar-te’. Sem esse perdão não pode ser iniciado o período de jejum (abstinência de comida com carne, ou comida de origem animal durante o período).

Sem comentários:

Enviar um comentário