sábado, 3 de abril de 2010

Páscoa em outros países

Na Rússia na mesa festiva é colocado ‘pasja’ (bolo de requeijão) ou kulich (bolo doce), ovos pintados e cordeiro assado com muita massa de açúcar e manteiga. Estes símbolos lembram o sacrifício de Jesus no Calvário. Uma vez que a Páscoa é uma celebração da ressurreição, na mesa temos ainda o germe de trigo ou de aveia: grão simboliza a morte e deixa brotar - a ressurreição, renascimento. No sábado anterior à Páscoa, os russos ortodoxos levam seus alimentos e ovos para as igrejas, para que sejam abençoados.

Na Polónia por tradição são servidas refeições de carne, laticínios e bolos, chamados Mazurka e Babki. No meio da mesa é colocada uma figura de cordeiro feita de açúcar ou manteiga. Para saber que nem tudo na vida é doce, é servido rábano. Todos os pratos são santificados na igreja.

Na República Checa, Hungria e Eslováquia os pratos festivos são semelhante aos polacos, mas todos tem suas particularidades nacionais. Checos cozer "mazanets - pão doce com passas e amêndoas, na Eslováquia é servida para sobremesa “paska"- pirâmide de requeijão com natas, açúcar, ovos e manteiga, que é decorada com frutas cristalizadas.



Prática típica da Páscoa húngara - roupas tradicionais e os meninos jogam água nas meninas

Na Grécia Páscoa é celebrada solenemente e magnificamente. O almoço começa com maeyeritsa (sopa dobrada com ovo e sumo de limão). Este prato substitui o cordeiro. O bolo tsoureli as vezes é decorado com ovos pintados. A sobremesa tradicional é baklava e biscoitos em forma de uma coroa de flores.

Na Inglaterra a Páscoa festa para toda a família. Coloque-se na mesa - cordeiro assado com legumes, ovos de Páscoa e bolo Simnel. No pequeno-almoço de manhã são servidos bolos decorados com uma cruz (hot cross buns). Em Lancashire faz-se uma corrida de ovos - a partir de uma colina os ovos cozidos são lançados e ganha o ovo que primeiro chegaram em baixo, sem quebrar.

Na Itália é assado um bolo com ovos tingidos pelo meio. Faz-se ainda um bolo com queijo ricota. As celebrações são pródigos com muitos doces na mesa. Na Lombardia cozem um pão em forma de uma pomba. Na Ligúria faz torta pasqualina (queijo, ovos e legumes) com 33 folhas, simbolizando os anos da vida de Cristo.

Nas Filipinas a Páscoa começa com uma festa à meia-noite om muitos pratos de carne, entre eles o adobo (comida preparada de carne de porco com molho de soja e cravos-da-índia). As crianças também participar neste jantar, porque segundo a tradição se dormirem e não comer com os adultos ficam surdos.

Na Alemanha a personagem favorita é o coelho da Páscoa. Segundo a lenda os pais dumas crianças numa aldeia nas montanhas esconderam ovos pintados nos arbustos para surpreender as crianças. De manhã quando as crianças procuravam os ovos um coelho saltou dos arbustos. As crianças acharam que os ovos foram trazidos pelo coelho.

Sem comentários:

Enviar um comentário